quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Religião Não Se Discute

Quero deixar uma coisa clara... na minha opinião, não existe assunto indiscutível.
Acho que existem assuntos que devem ser abordados com mais sensibilidade na fala, pois sua opinião pode ofender a do outro. Sim, só a sua opinião pode ofender a de alguém.
Eu quero escrever sobre a minha posição religiosa: Eu não tenho religião e eu não sou ateu. Simples assim. Nada mais, nem nada menos.
Eu tenho meu próprio método para me ligar ao divino, minha preces são feitas a meu modo, meus rituais não dependem de uma igreja e tal. Eu não uso das redes sociais para espalhar minha espiritualidade, isso é algo íntimo demais para isso.
Então, muito me incomodam as pessoas, que usam seus perfis para tentar me converter à sua crença. Eu não quero saber o salmo do dia, tal como não quero fazer oração pra santo nenhum, muito menos me interesso por ficar vendo imagens do Cristo Italiano na minha timeline num photoshop malfeito acompanhado de uma citação aleatória da bíblia.
Eu sou intolerante a isso.
Na mesma linha de raciocínio, não tolero na mesma proporção (ou até mais) o ateísmo. O ateísmo carrega consigo uma arrogância diretamente proporcional a ignorância que geralmente o fanático religioso tem. Fica tentando converter as pessoas da mesma forma para sua descrença. Eu NÃO QUERO ser ateu. Os artifícios de conversão ao ateísmo são os mesmos, uma foto seguida de uma citação aleatória da bíblia que dê o status de "religião é o mal do mundo", respostas bem dogmatizadas prontas e uma necessidade de postar sobre Deus.
Não adianta pagar de vítima, protestar que a religião impõe ou que os seus seguidores são idiotas, falar que sofre bullying dos religiosos por ser ateu... você é tão chato e insuportável virtualmente quanto o missionário de facebook.
Por fim, quero dizer, você não é mais inteligente por ninguém por não acreditar em uma divindade. Ou então, você não é mais virtuoso que eu por ter uma religião. Você só fez uma escolha. E enquanto você respeitar que a minha escolha seja diferente da sua, a gente pode conviver em paz. Na paz de Deus. Ou de Alah. Ou de Goku. Whatever...

Nenhum comentário:

Postar um comentário